Tonturas

30/11/2014

Você começa a malhar e, já na primeira meia hora, começa a sentir tontura durante o treino? É preciso tomar alguns cuidados ao frequentar a academia, pois a falta de prudência pode desencadear também quedas de pressão e desmaios.

 

A tontura pode acontecer na academia por diversos fatores. Geralmente por conta de uma queda de pressão, por estar no período menstrual, estar desidratada ou mesmo por não ter se alimentado corretamente. Estar em jejum por muitas horas é uma das principais causas. Isso acontece porque o corpo precisa de energia para trabalhar. Sem a energia que obtemos através de uma alimentação equilibrada antes do treino, o organismo começa a trabalhar no vermelho, ou seja, sofre uma hipoglicemia, que é a severa diminuição de glicose (açúcar) no sangue. A consequência disso é tontura, mal estar, suor, chegando a casos de frio e hipotensão.

 

O efeito rebote também pode provocar tonturas. Exemplo: consumir altos níveis de açúcar antes da atividade física. Mesmo sendo menos comum, pode ocorrer com algumas pessoas.Nestes casos, o melhor é recorrer à isotônicos, ricos em carboidratos que restabelecem o organismo.


 

O que fazer para evitar a tontura?

 

  • Coma bem - Não se exercite em jejum nem coma doces imediatamente antes de se exercitar (muito menos consuma bebida alcoólica). Sua alimentação deve suprir seu organismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Se for treinar de manhã, "forre" o estômago com um café da manhã equilibrado.

  • Hidrate-se - Beba água antes, durante e após o exercício. 

  • Respire fundo - Quando você se esforça demais ou não está acostumada com algum exercício, a sua respiração tende a ficar muito rápida, puxando e soltando pouco ar. A dica é respeitar seus limites e ir devagar nos treinos novos.

  • Procure um médico - Em alguns casos, a sua tontura pode ser reflexo de condições mais graves como doenças cardíacas ou labirintite.

 

Fonte: Bem-estar >>Vila Mulher

 

 

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