A proteína nossa de cada dia...

18/09/2015

 

O que são proteínas?

 

São macromoléculas biológicas constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos e estão presentes em todos os seres vivos e participam em praticamente todos os processos celulares.

 

Os aminoácidos que o organismo não é capaz de sintetizar por si próprio são denominados aminoácidos essenciais e devem ser obtidos pelo consumo de alimentos que contenham proteínas, as quais são transformadas em aminoácidos durante a digestão. As proteínas podem ser encontradas numa ampla variedade de alimentos de origem animal e vegetal. A carne, os ovos, o leite e o peixe são fontes de proteínas completas. Entre as principais fontes vegetais ricas em proteína estão os legumes, principalmente o feijão, as lentilhas, a soja ou o grão-de-bico.

 

Há a maior necessidade de ingestão de proteínas nos atletas, nas crianças, nas gestantes  ou mulheres que estão amamentando, ou quando o corpo se encontra em recuperação de um trauma ou de uma operação.

Para que servem as proteínas? As proteínas têm também funções estruturais ou mecânicas, como é o caso da actina e da miosina nos músculos e das proteínas no citoesqueleto, as quais formam um sistema de andaimes que mantém a forma celular. Outras proteínas são importantes na sinalização celular, resposta imunitária e no ciclo celular.

Bom, depois desta introdução, vamos falar sobre as Proteínas que adoramos: os famosos Wheys.

 

O soro é resultado da coagulação do leite. Sua proteína pode ser de três formas: isolado (WPI), hidrolisado (WPH) e concentrado (WPC). Esta divisão é motivo de dúvidas para quem quer escolher um suplemento. Existem algumas diferenças básicas entre eles, confira:

Proteína concentrada
A proteína concentrada é ideal para quem quer ganhar massa muscular e ter um corpo mais definido. A proteína concentrada apresenta níveis menores de gordura e colesterol, mas níveis maiores de compostos bioativos e hidratos de carbono. Possui concentração protéica de 29% a 89%. A proteína concentrada é ideal para quem quer fortalecer o sistema imunológico, reduzir a gordura corporal e tonificar os músculos.

Caso queiram dar uma olhadinha nestas proteínas acesse https://www.vivaemdieta.com.br/c/principio-ativo/proteinas-concentradas/?sort-by=-in_stock
 

Proteína isolada
A proteína isolada não tem gordura ou lactose, mas apresentam níveis menores de compostos bioativos. Tem concentração proteica acima de 90%. Essa opção é ideal para quem tem intolerância a lactose, pois não contém lactose, carboidratos ou gorduras. A proteína isolada deve ser para quem quer a redução calórica.

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Proteína hidrolisada
Essa proteína é parcialmente hidrolisada, o que facilita e acelera o metabolismo. O metabolismo é o processo de perda de peso. Um metabolismo acelerado é sinônimo de maior queima de calorias e redução extra de peso. Normalmente apresenta um custo maior no mercado do que as outras. A proteína hidrolisada é indicada para quem não quer a presença de lactose em sua dieta.

E aí, ficou interessado (a) no Whey Hidrolisado? Acesse https://www.vivaemdieta.com.br/c/principio-ativo/proteinas-hidrolisadas/?sort-by=-in_stock

Há diversos estudos feitos sobre a proteína do soro de leite. Alguns atestam seus benefícios a favor da redução do risco de doenças cardíacas, cancro e diabetes. Além disso, evidentemente, há o benefício para quem quer ganhar massa muscular. A proteína do soro do leite é ideal para quem quer suprir a demanda proteica do corpo sem deixar de ter uma alimentação saudável. Escolha o seu suplemento e viva uma dieta saudável.

Meus lindos e lindas: nem preciso lembrar vocês que cada um de nós tem uma necessidade e que só um profissional qualificado da área de nutrição (nutricionista ou nutrólogo) são capazes de receitar as quantidades para o seu caso.

 

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