Pão de mandioca sem glúten e sem lactose

21/12/2016

 

Ingredientes:

  • 500g de mandioca cozinha e amassada com um garfo (um purê);

  • 1 + 1/2 xícara de chá de polvilho doce;

  • 1 + 1/2 xícara de chá de polvilho azedo;

  • 2 ovos;

  • 100ml (equivalente a meia xícara de chá) de água morna ou leite zero lactose

  • 100ml de  azeite de oliva

  • pitada sal rosa

  • orégano 1 colher café

  • meia cebola branca

Modo de Preparo:

Misture com uma das mãos todos os ingredientes num recipiente grande. A massa fica grudenta.

 

Utilize untar forma com óleo coco. Asse em forno pré-aquecido 180ºC-210ºC até começar a dourar. Tire, deixe esfriar um pouco, e sirva.

 

Informações nutricionais 

"Mandioca: a mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é rica em vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e fósforo. O cálcio é fundamental para a saúde dos ossos, dentes e para a coagulação do sangue, e o fósforo combate a fadiga mental. As mandiocas de polpa amarela apresentam bons teores de betacaroteno, que é transformado pelo organismo em vitamina A, essencial à visão, à pele e às mucosas."

 

"Orégano seco: erva utilizada como tempero, de sabor muito apreciado. Possui ação antifúngica, digestiva e antioxidante, dadas pelas substâncias carcavrol, timol e monoterpenos. A ação antioxidante confere proteção contra os danos dos radicais livres às células e ao DNA, prevenindo o envelhecimento precoce e diversas doenças, como o câncer."


"Ovo: ótima fonte de proteínas e gorduras monoinsaturadas, que diminuem o risco de doenças cardiovasculares, o contrário do que se pensava em relação a esse alimento. Rico em selênio, zinco, fósforo, vitaminas A, E e do complexo B. Possui uma substância chamada colina, importante para a memória e para o cérebro de um modo geral, além de conter fitoquímicos como luteína e zeaxantina, que contribuem para a saúde dos olhos, prevenindo a degeneração macular, uma das grandes causas de cegueira em nossos idosos."

 

"Polvilho azedo: farinha obtida da mandioca, é um ótimo substituto da farinha de trigo no preparo de massas e bolos. É rico em vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e fósforo."

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